Fichamento do livro A Formação o do historiador
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Departamento de História
Disciplina: Teoria da História
Professor: Almir
Aluno: Marcus Adriel Lima Braga
Turno: Noturno
Referência: BARROS, José D’Assunção Barros. A Teoria e a Formação do historiador. In: Teoria da História. 1. Princípios e conceitos fundamentais. Petrópolis, Rj: Vozes, 2011. Pp. 17-83.
O livro de Barros tem como tema esclarecer a pessoa que o lê, sobre o que seria Teoria da História na concepção atual. Para isso ele se utiliza de uma forma didática e separa sua obra por etapas, no qual do 1° capitulo, Barros inicia a obra dissertando sobre as formações de campos de saber e vai lentamente abordando questões e para depois dissertar sobre Teoria.
Começa sua abordagem com a constituição do campo disciplinar. P.g 17.
Define que independentemente do campo de saber, este será histórico e dinâmico. P.G 18.
Que toda disciplina é constituída por um “campo de interesses”, mas que dentro deste “campo de interesses” existem diferentes níveis dentre objetos de estudos e temáticas. P.g 19
Em certo nível de profundidade, em todo campo há de haver aquilo que se define como singularidade, mas que esta singularidade possa ser o centro de 2 campos diferentes t. P.g 19-21-22.
Toda disciplina é interdisciplinar, pois constantemente há troca de informações. P.g 23
Uma disciplina pode nascer de temas implícitos de uma disciplina já existente. P.g 24.
Uma disciplina se constitui de Teoria, Método e Discurso. P.g 28
No caso de campos disciplinares próximos, com relação aos mesmos assuntos, estas se beneficiam demasiadamente, pois sua troca de informações e mais constante. P.g 30
Considera-se a hipótese de que cada individuo ou praticante que adentra em um campo pode alterá-lo de certa forma, da mesma forma que cada obra também pode fazê-lo. P.g 32.
Por fim da primeira parte o autor considera haver 10 dimensões para se compreender uma disciplina, independentemente do campo de saber:
1-