Atualidades Revisao Prova
Comissão Nacional da Verdade, que foi instituída pela presidente Dilma com o objetivo de retomar discussões de torturas realizadas durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964 - 1985). Obviamente que se trata de um esforço detalhista e lento, já que muitas das provas deste período desapareceram (tanto testemunhas vivas, quanto dados concretos).
Dica!
A CNV apurou violações dos direitos humanos entre os anos de 1946 e 1988 (lembrem-se que a ditadura teve início em 1964, sendo assim, a CNV analisou período anterior). Inicialmente, o relatório final deveria ser entregue em 2013, mas acabou sendo prorrogado para dezembro de 2014.
Atenção!
Foram analisados casos de casos prisões sem base legal, a tortura e as mortes dela decorrentes, as violências sexuais, as execuções e as ocultações de cadáveres e desaparecimentos forçados. Praticadas de forma massiva e sistemática contra a população, essas violações tornam-se crime contra a humanidade.
Importante!
A Comissão Nacional da Verdade foi criada, por lei, em 2011. Porém, iniciou seus trabalhos em 2012.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, demonstrou total agrado pelos trabalhos realizados pela Comissão Nacional da Verdade, dizendo ser necessária a investigação de fatos que violam os direitos humanos.
O relatório trouxe 29 recomendações, entre elas, a modificação do conteúdo curricular das academias militares e policiais, a retificação da causa da morte no documento de óbito dos mortos por graves violações de direitos humanos, o aperfeiçoamento da legislação brasileira com relação aos crimes contra humanidade e desaparecimento forçado, além de medidas para a preservação da memória. A CNV foi extinga em 16 de dezembro de 2014.
[CRISE DA ÁGUA]
A CRISE HÍDRICA que se espalha por diferentes localidades e suscita DIVERSAS problemáticas em São Paulo (desde o uso do volume morto, até a discussão sobre racionamento ou não, os bônus oferecidos pela economia,