FICHAMENTO DE CLOVIS
INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR
CURSO DE LICENCIATIVA ESPECÍFICA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
FICHAMENTO
RIACHO DA CRUZ 2015
ÁLVARO MARCELO DAS CHAGAS PAIVA
FLÁVIA ALVES DE PAIVA MELO
FRANCISCA ERCÍLIA GUEDES REGO SANTOS
FRANCISCA LUCÉLIA ARAÚJO DA SILVA
MARIA ALEXSANDRA ROCHA DE OLIVEIRA
MARIA EUFRÁZIA PEREIRA
MARIZÂNGELA PAIVA
PEDRO LEONARDO FERREIRA DOS SANTOS
HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS NOS ANOS CINQUENTA
Fichamento exigido como Pré - requisito da disciplina Historiografia Brasileira da Universidade Estadual Vale do Acaraú do Instituto de Pesquisa e Ensino Superior.
Orientador: José Clovis
RIACHO DA CRUZ 2015
INTRODUÇÃO
Fichamento do artigo História dos Intelectuais Nos Anos Cinquenta de Leandro Konder, organizado por Marcos Cézar Freitas, aborda como os intelectuais e historiadores brasileiros da década de 1950 interpretavam a História. Primeiro nesta época: o painel não era nada animador nos primeiros anos, mas no final da década tudo tinha mudado trazendo grandes expectativas. O medo de uma terceira guerra mundial tinha se dissipado com a "coexistência pacífica", acordo velado entre EUA e URSS. Resumindo: os intelectuais na década de 1950 tinham inquietações suscitadas pelas mudanças que vinham observando. Essas inquietações os levaram a pesquisar nosso passado e o presente. As discussões e pesquisas se consolidariam e se radicalizariam na década seguinte. A década de 50 preparou o terreno para o campo intelectual ousado e conflitivo da década de 60.
DESENVOLVIMENTO
Que fisionomia os historiadores brasileiros dos anos 50 atribuíram ao tempo que estavam vivendo?
Para tentar responder essa pergunta, entretanto, precisamos começar por recordar algumas das características do ‘’ambiente cultural’’ que existia no Brasil daqueles anos.
Num exame preliminar, sem necessidade