Fichamento do Capítulo V do livro ABC do EaD - MAIA, Carmem; MATTAR, João.
Autores: Carmem Maia e João Mattar.
Ed. Pearson , ano: 2007.
Capítulo 5: novos papéis para o aluno, o professor e a Instituição. Cap 5 – Pag. 83 a 100
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007
‘’Sem dúvida, a EaD traz novas (e diversas) possibilidades e oportunidades de aprendizagem para os alunos, independentemente de sua localização geográfica ou dos horários em que possa estar disponíveis para frequentar um curso.’’ (p.83).
“Com a internet, um aluno de qualquer lugar do planeta pode complementar sua aprendizagem, formal ou informalmente, por intermédio de disciplinas, conteúdos e cursos a distância.” (p. 83)
‘’ O desenvolvimento da EaD criou um novo tipo de personagem na nossa sociedade, que pode ser batizado de ‘’aprendiz virtual. ‘’ (p.83)
“Na verdade, o aprendiz virtual não deve ser concebido apenas como uma pessoa: comunidades e organizações também aprendem nesse novo cenário, não penas indivíduos.” (p. 84)
“O desafio para o aprendiz virtual, portanto, é desenvolver diferentes abordagens para o seu aprendizado – de maneira que ele se torne capaz de ‘aprender a aprender’ com diferentes situações que enfrentará na vida, não apenas em uma instituição de ensino formal.” (p. 85)
“Em EaD, um conceito bastante difundido atualmente é o da heutagogia, aprendizagem autodirecionada em que o aluno é o gestor de seu processo de aprendizagem – o que nos lembra muito Paulo Freire trazendo a realidade do aluno para dentro do espaço da aprendizagem.” (p. 86)
“É essencial também planejar o tempo de estudo necessário, indicando em cada dia da semana o que estudará.” (p.88)
“Uma das características em geral associada ao EaD é o fato de o professor ter deixado de ser uma entidade individual para se tornar uma entidade coletiva.” (p.90)
“Uma das funções mais importantes do tutor é justamente dar o feedback constante a seus alunos .”