FICHAMENTO DE SOCIOLOGIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHARELADO EM ENFERMAGEM
JORDÊNEA ROCHA REIS
ADEUS AO CORPO
ANTROPOLOGIA E SOCIEDADE
Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade da AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia no 1° período, sob a orientação da Professora Mayara Nascimento.
Paripiranga-BA Março de 2015
BRETON, David Le. Adeus ao Corpo: Antropologia e Sociedade. 6ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2013.
CREDÊNCIAIS
David Le Breton, antropólogo francês, professor da Universidade Marc Bloch de Estamburgo, é um especialista consagrado na área de estudos do corpo: corpo singular, múltiplo, ferido, esfarelado. Corpo como obra de arte em perigo. Autor, entre outros, de Antropologia da dor, Corpo e sociedades, Antropologia do corpo e modernidade, A sociologia do corpo – ainda não traduzidos para o português – e Adeus ao corpo, publicado na França em 1999, Le Breton é hoje referência primordial para aqueles que de longe ou de perto trabalham com o corpo.
RESUMO
Le Breton em “Adeus ao corpo: antropologia e sociedade”, reflete sobre a utilidade do corpo nos tempos modernos, que se transforma cada vez mais em um acessório, sem sentimentos ou afetos, fazendo algumas críticas sobre como o corpo está cada vez mais sendo visto como uma maquina. O autor chama a atenção para a forte intervenção das tecnociências e da interferência do biopoder, que submete e aprisiona os sujeitos às ideologias dominadoras do aprimoramento corporal, que certamente ultrapassa a dimensão física, para inseri-la também em novas representações do corpo na ordem dos valores. Faz referência ao fim de um corpo, tornando-se rascunho, “desastroso, mas modulável”, um objeto de estudo para a biotecnologia.
INTRODUÇÃO
Citações
“Da admiração diante da “máquina maravilhosa”, o discurso científicoou