Fichamento De Sexta Feira Juliana
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM GESTÃO EDUCACIONAL
PROFESSORA: JULIANA BRANDÃO MACHADO
ACADÊMICA: FABIANA FLOOR
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA:
UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
VEIGA, Ilma Passos Alencastro
FICHAMENTO
“A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para leva-la adiante. Por tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino.” (p.11/12)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) vem sendo estudado, em busca de melhorias da qualidade de ensino. Toda escola tem que construir o seu PPP com base em seus alunos e com o entorno, só assim a escola vai assumir suas responsabilidades, mas em contra partida também vai poder cobrar do sistema de ensino condições para levar seus projetos adiante.
[...] “O Projeto político-Pedagógico (PPP) vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é constituído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.” (p.12/13)
Entendo que o PPP não pode ser de maneira nenhuma um processo burocrático, para ficar guardado no armário ou gaveta, sem o acesso da comunidade escolar, como ocorre em algumas escolas, somente para mostrar a secretaria de educação. O PPP deve ser planejado e construído para servir como um princípio norteador da escola, sendo restruturado, tão logo for necessário, pois, os alunos, professores e gestores mudam e novas situações chegam a todo o momento na escola.