Fichamento de resumo sobre tartarugas marinhas
Departamento de Ciências Biológicas
Disciplina Metodologia da Pesquisa
Professora Alessandra
Aluna: Olga Maria Oliveira Nunes
Fichamento de Resumo
GOMES, Márcio G. Teixeira; SANTOS, Marcelo Renan de Deus; HENRY, Marc
Tartarugas marinhas de ocorrência no Brasil: hábitos e aspectos da biologia da reprodução
Sea turtles of Brazil: habits and aspects of the reproduction biology
Rev Bras Reprod Anim, Belo Horizonte, v.30, n.1/2, p.19-27, jan./jun. 2006. Disponível em www.cbra.org.br
http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/download/RB056%20Gomes%20p19-27.pdf
Pesquisado em 04/02/12
As tartarugas marinhas pertencem à mais antiga linhagem de répteis vivos, existindo relatos que comprovam sua presença na Terra há mais de 200 milhões de anos, época correspondente ao período Triássico. Por esta razão, as tartarugas são consideradas um manancial genético para estudos evolucionistas.
Nos últimos duzentos anos, e de maneira mais intensificada nos últimos cinqüenta, uma combinação de fatores, tais como a sobrepesca comercial, a captura acidental, a destruição de habitats usados para alimentação, nidificação e repouso desses animais, e mais recentemente, a poluição dos mares conseguiram subjugar a capacidade das tartarugas em manter seu número populacional. Hoje são escassas as populações de tartarugas marinhas não afetadas pela depredação humana. A maioria das populações encontra-se em declínio, atingindo freqüentemente números críticos, sendo que muitas já se extinguiram (Global, 1995).
Todas as espécies que ocorrem no Brasil estão classificadas como Ameaçadas ou Vulneráveis na Lista Vermelha da IUCN (União Mundial para a Conservação da Natureza) (Barata et al., 2004). São as seguintes as espécies de ocorrência no Brasil: Caretta caretta; Eretmochelys imbricata; Chelonia myda; Lepidochelys olivácea; Dermochelys coriacea
O sistema urogenital é formado pelos rins, ureteres, gônadas e seus ductos,