Fichamento de livros
ALUNA: ANTONIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
CURSO: LETRAS – 1º PERÍODO
ASSUNTO: CONCEITO E FUNÇÕS DA LITERATURA
Definimos literatura como a arte que podemos criar e recriar, compor ou estudar escritos artísticos, a poesia o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época.
A literatura esta assim constituída por um conjunto de saberes e que aplicado a literatura poética ou a arte de escrever de forma artística bem com a literatura médica, inglesa, portuguesa e japonesa e tantas outras.
Segundo Aristóteles ele acreditava que o belo é inerente ao homem que a arte é uma criação particularmente humana, portanto um texto literário na definição de alguns estudiosos no assunto é aquele que causa uma catarse, ou seja, um texto é literário quando provoca no receptor uma descarga emocional é traduzindo e aquele que pretende emocionar e que para isso emprega a língua com liberdade e beleza utilizando-se em alguns casos o sentido metafórico das palavras..
Encontrei alguns exemplos que achei os mais apropriados para conceituar literatura:
Aristóteles na poética do filósofo grego o filósofo grego afirma que a arte é uma mímesis, ou seja, uma imitação que imitar é próprio do homem e que de todos os viventes ele é o mais imitador daí o sentido de arte como recriação.
August Wilhelm ele afirma que literatura é a imortalidade da fala entendo o pensamento é que mesmo com a morte física aquilo que foi produzido em termos de arte e literariamente falando e que de alguma forma causou um impacto no seu receptor nunca morrerá
Chklovski (escritor russo) a literatura é como as demais formas de arte, tem a capacidade de provocar no leitor um estranhamento diante da realidade, como se a víssemos pela primeira vez, sob um prisma diferente.
Afrânio Peixoto, Panorama da Literatura Brasileira - Ele diz que a literatura é como o sorriso da sociedade. Quando a sociedade ela está feliz, o espírito se lhe reflete nas artes, na arte literária, com ficção e com