Fichamento de citação
Disciplina: Desenvolvimento Capitalista e questão Social
Prof: LENALDA VIEIRA SANTOS MORAES
Beatriz da silva Ferreira
Bibliografia: HARNECKER, Marta. Exploradores e Explorados. São Paulo: Global, 1979. Pag.57
As riquezas naturais de nada serve sem o trabalho do homem. É portanto com, o trabalho do homem que permite arrancar à natureza as suas riquezas. (pag:14)
Sem matéria prima e sem instrumento de produção, não se pode produzir nada. Eles são os meios materiais para realizar qualquer tipo de trabalho.Por isso chamá-los-emos meios de produção e a esta energia gasta durante o processo de trabalho chama-se FORÇA DE TRABALHO. (pag:21)
Especialização do trabalho, em que os operários se dividem em grupos que realizam diferentes trabalhos parcelares,que, ao somar-se uns aos outros, dão o produto final.(pag:22)
Sem trabalho humano nada se produz. Porém, sem meios de produção o homem não se pode trabalhar. (pag:26)
Os operários que trabalham na indústria. Para poderem viver tem de oferecer a sua força de trabalhos aos capitalistas: estes pagam-lhes um determinado salário e obtêm,graças ao seu trabalho,grandes lucros que não vão parar nas mãos dos trabalhadores mas sim nas mãos dos industriais.(pag:28)
A exploração não é portanto, algo eterno. Ela aparece quando,numa sociedade,um grupo de indivíduos consegue concentrar nas suas mãos os meios de produção fundamentais. E vai desaparecer quando a propriedade privada dos meios de produção e estes passarem a ser propriedade de todo o povo.(pag:31)
Os interesses dos exploradores consistem em prosseguir a exploração dos trabalhadores para poderem continuar a gozar da sua situação de privilegiados.Os interesses dos trabalhadores dirigem-se no sentido da destruição dessa situação de exploração.(pag:34)
As relações sociais de produção são, portanto, relações que se estabelecem independentemente da vontade ou do desejo do homens. O capitalismo explora e explorará o