Fichamento de capítulo de livro - produção de enzimas microbianas
SANT'ANNA JR, Geraldo Lippel. Produção das Enzimas Microbianas. In: Biotecnologia Industrial. São Paulo: Blucher, 2001. p. 351-362.
''Enzimas são proteínas que apresentam atividade catalítica. Para apresentar atividade catalítica, algumas enzimas requerem a participação de moléculas menores (co-fatores) de natureza não protéica. Os cofatores podem ser íons ou moléculas orgânicas (coenzimas). Exemplos de coenzimas são os dinucléotídeos e a coenzima A entre outros''. (SANT'ANNA JR, 2001. p.351).
''As proteínas são heteropolímeros formados por aminoácidos ligados covalentemente por ligações peptídicas. As cadeias polipeptídicas, por sua vez, adotam configurações espaciais determinadas pela própria estrutura primária, bem como pelas interações entre seus aminoácidos constituintes. Assim, as interações entre aminoácidos adjacentes podem levar a arranjos espaciais, que compõem a denominada estrutura secundária. A estrutura terciária da enzima resulta das interações entre aminoácidos, não sequencialmente próximos, que provocam torções e dobramentos de regiões da macromolécula. A estrutura tridimensional terciária configura o sítio catalítico da enzima, que é determinante para a sua atividade biológica. A estrutura quartenária refere-se à interação entre cadeias polipeptídicas e subunidades distintas e ocorre em algumas enzimas complexas de regulação. A atividade catalítica, bem como a estabilidade e a especificidade da enzima, dependem da sua estrutura tridimensional''. (SANT'ANNA JR, 2001. p.351-352).
''A ação catalítica das enzimas se faz, como a dos catalisadores inorgânicos, através da redução da energia de ativação da reação,s em alteração do seu equilíbrio termodinâmico. Especificidade é utilizado para classificar a enzima. A especificidade quanto ao substrato decorre da presença, na sua molécula, de ligações que podem ser atacadas por grupos funcionais do sítio ativo da enzima e da presença de grupos funcionais que