Fichamento Contabilidade Empresarial
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
JOSÉ CARLOS MARION, ed ATLAS 16ª Edição
Fernando Henrique Paganini Minussi
RA 00166723
Capítulo 2 – Relatórios Contábeis
Um relatório contábil tem como objetivo expor de forma resumida e ordenada os principais fatos registrados e dados colhidos pela contabilidade para seus utilizadores.
As companhias de capital aberto, conforme estabelecido pela Lei das Sociedades por Ações, após determinado período, são obrigadas a elaborar e publicar seu demonstrativo financeiro. Esse demonstrativo financeiro inclui o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos, Demonstração dos Fluxos de Caixa e também a Demonstração do Valor Adicionado.
Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil, já que reflete a posição financeira de um determinado momento. É como se tirássemos uma foto e víssemos todos os bens, valores a receber e a pagar, em uma determinada data, de uma só vez.
Ele é constituído por duas colunas: para a coluna Ativo, atribui-se o lado esquerdo1, e o lado direito denomina-se o Passivo e Patrimônio Líquido.
1. ATIVO
São todos os bens e direitos de propriedades da empresa, mensuráveis monetariamente.
Considera-se como bens: máquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), ferramentas, veículos, instalações etc.
Já como direitos, podemos considerar: contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, depósitos em contas bancárias, títulos de crédito etc.
A perda de valor que ocorre gradativamente, reduzindo o potencial de benefício do ativo é chamada de depreciação.
2. PASSIVO
São considerados passivos todas as dívidas ou obrigações. Podemos dividi-lo em dois grupos: Exigível e Não Exigível.
O passivo exigível evidencia as obrigações da empresa com terceiros (ex: Salários, contas a pagar, fornecedores, impostos, financiamentos, empréstimos etc). O passivo é uma obrigação exigível, isto é, no momento