Fichamento Como chega a hora de uma ideia? John Kingdon
409 palavras
2 páginas
Universidade de BrasíliaGestão de Políticas Públicas
Curso: Introdução à Ciência Políticas - Turma: K
Professores: Suely Mara de Araújo e Thiago Moreira
Aluno(a):Brenda Seixas Matrícula: 150006641
Data de entrega: 15/04/15
Como chega a hora de uma ideia?
John Kingdon
No texto de John Kingdon, o seu objetivo é esclarecer como surgem as questões a serem discutidas, como é selecionada se o tipo de questão é prioridade ou não. De modo simples ele diz que para a formulação é necessária uma agenda, as alternativas, a partir daí vem a escolha final e a implementação da decisão, se houver. A agenda é explicada como sendo um tipo de lista de temas ou problemas que são alvos em dado momento de atenção e mais as alternativas da ação governamental que faz um tipo de restrição, tanto das pessoas de dentro do governo quanto das de fora dele, além disso a agenda varia de acordo com o setor e nota-se uma diferença entre a agenda do governo e a agenda de decisões. Existem três tipos de dinâmicas de processos: problemas, participantes visíveis e política. Como já vimos a parte dos problemas, uns tem mais atenção do que outros e isso depende de como os atores tomam conhecimento dele e de que forma a situação foi definida como um problema.
Nos eventos políticos os participantes percebem uma mudança na atmosfera da política nacional, novos governos, novas configurações ideológicas, etc, além de ter os grupos de interesses pressionando o governo com seus pedidos. As políticas públicas vêm a escolha como um processo de seleção conhecido também como policy primeval soup, quando as escolhas são feitas por meio de critérios.
Os participantes diferem em visíveis e invisíveis, os visíveis são aqueles que recebem atenção da impressa e do público, já os invisíveis são as pessoas acadêmicas, os especialistas, como pesquisadores, burocratas de carreira, etc.
Nos mostrando o conceito de policy entrepreneurs o autor diz que são pessoas que querem investir recursos para promover