Fichamento como analisar narrativas
FICHAMENTO
TÍTULO DO TEXTO
Como Analisar Narrativas
AUTOR(ES)
Cândida Vilares Gancho
BIBLIOGRAFIA
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991.
TÓPICOS
TRANSCRIÇÕES
Obs: colchetes meus
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA HISTÓRIA
“... toda narrativa tem elementos fundamentais, sem os quais não pode existir; tais elementos de certa forma responderiam às seguintes questões: O que aconteceu? Quem viveu os fatos? Como? Onde? Por quê? Em outras palavras, a narrativa é estruturada sobre cinco elementos principais: Enredo, Personagens, Tempo, Espaço e Narrador.” (p. 5)
“Sem os fatos não há história, e quem vive os fatos são os personagens, num determinado tempo e lugar.” (p. 9)
DEFINIÇÃO DE GÊNERO NARRATIVO
“Gênero é um tipo de texto literário, definido de acordo com a estrutura, o estilo e a recepção junto ao público leitor ouvinte. [...] épico: é o gênero narrativo ou de ficção que se estrutura sobre uma história;”
(p. 6)
“...sobretudo em prosa. Neste livro usaremos o termo gênero narrativo por acreditarmos que seja mais pertinente à prosa de ficção. [...] Para os limites deste livro fica estabelecido que literatura de ficção é a narrativa literária em prosa.” (p. 7)
TIPOS DE NARRATIVA
“As narrativas em prosa mais difundidas são o romance, a novela, o conto e a crônica.” (p. 7)
“[romance] É uma narrativa longa, que envolve um número considerável de personagens [...], maior número de conflitos, tempo e espaço mais dilatados.” (p. 7)
“[novela] É um romance mais curto, isto é, tem um número menor de personagens, conflitos e espaços, ou os tem em igual número ao romance, com a diferença de que a ação no tempo é mais veloz na novela.” (p. 7-8)
“[conto] É uma narrativa mais curta, que tem como característica central condensar conflito, tempo, espaço e reduzir o número de personagens.” (p.8)
“Por se tratar de um texto híbrido, [a crônica] nem sempre apresenta uma narrativa completa; uma crônica pode contar, comentar, descrever, analisar.