Estudo Dirigido Unidade 1 E 2
1) O surgimento do Behaviorismo se dá em oposição ao objeto de estudo e método de investigação da psicologia no final do século XIX. Explique quais eram as objeções à psicologia do final do século XIX e qual foi a proposta alternativa apresentada por Watson.
No final do século XIX, a psicologia admitia como objeto de estudo a consciência e seus elementos constituintes. Para atingir esses objetivos, utilizava-se o método de estudo denominado introspecção experimental que consistia em, no laboratório, observadores treinados descreverem as experiências resultantes de uma situação experimental. Através da introspecção, os sujeito descreviam as suas percepções resultantes de estímulos visuais, auditivos e tácteis. Por exemplo, ouviam um som e em seguida descreviam o que sentiam e só este método permitiria o acesso à experiência consciente do indivíduo. Watson não considerou esse método objetivo e rigoroso, mas sim falho no que diz respeito à replicabilidade e atribuição de culpa. Para ele, a psicologia devia se ater ao controle e previsão do comportamento, identificando fatores que alteram a probabilidade de ocorrência do comportamento, utilizando procedimentos objetivos na coleta de dados a partir de experimentação controlada, teste de hipóteses (de preferência com grupo controle) e observação consensual.
2) Explique o modelo de seleção pelas consequências proposto por Skinner.
O modelo de seleção pelas consequências de Skinner pode ser explicado com o seguinte trecho: “Os homens agem sobre o mundo, modificando-o e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação” (Skinner, 1957/1978, p. 15). Portanto, para ele, há uma relação de controle entre uma resposta e uma consequência, onde a consequência influencia gerando efeitos na resposta e, dessa forma, selecionando os comportamentos.
3) Justifique a afirmativa: O modelo de causalidade proposto pelo Behaviorismo Radical não é mecanicista.
O Behaviorismo de Skinner recebe