Fichamento - Carlos Benedito Martins
Introdução a Sociologia – ISOL
Docente: Luís de Gusmão
Discente: Alice Vieira Crepory – 14/0015329
MARTINS, Carlos. O Que é Sociologia? Introdução e Capítulo Primeiro: “O Surgimento”. Carlos Benedito Martins aborda na introdução do seu texto a questão da contradição em que consiste o projeto da sociologia. “Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.” (MARTINS, pp. 7) Martins explica que para compreender as diferentes análises sobre esta ciência é necessário prestar atenção especial ao contexto no qual a sociologia surgiu e se desenvolveu, que corresponde às diferentes fases do surgimento e evolução do capitalismo. A sociologia aparece não apenas como uma forma de investigar respostas para questões sociais inéditas advindas do capitalismo, mas também buscando meios para interferir de forma prática nos rumos da sociedade, seja para manter ou alterar suas relações. (pp. 8-9)
Martins destaca a importância que as grandes transformações que se iniciaram a partir do século XVIII para o estabelecimento do capitalismo e, consequentemente, para o fornecimento da base necessária para o aparecimento da sociologia. (pp.11) A importância de fatos como a revolução industrial e a revolução francesa para a sociologia é que a complexa realidade de tantos novos acontecimentos, muitas vezes com consequências traumáticas para os indivíduos e a sociedade em si, precisava ser analisada para poder ser modificada. (pp. 14-15)
Outro ponto explorado pelo autor é a necessidade de uma nova ciência após a desilusão intelectual com as consequências práticas do iluminismo. A ascensão da burguesia ao poder, em vez de consolidar as estruturas sociais, acabou gerando nova instabilidade, pois criou novas injustiças e relações de dominação mais intensas com a classe