Fichamento Cap 3 A hItória da arte Gombrich
647 palavras
3 páginas
Universidade Federal do Rio GrandeHistória, Teoria e Crítica da Arte
Prof. Ricardo Ayres
Nelise Freitas Rosa
Setembro 2014
Fichamento capítulo 3 do livro “História da arte” por Ernst Gombrich
O capítulo três do livro “História da arte” de Ernst Gombrich, denominado “O grande despertar” trata da Grécia nos séculos de VII á V a.c. Foi nesta mesma época na Grécia que surgiram diversos estilos de arte, não só esculturas, mas também na arquitetura e na cerâmica. A arte fazia parte da vida das pessoas.
“Sabemos pouco acerca do trabalho deles (pintores), exceto o que os autores gregos nos contam, mas é importante compreender que muitos pintores gregos eram até mais famosos que seus colegas escultores. A única maneira que temos de poder formar uma vaga ideia sobre a pintura grega é observando as decorações em cerâmica. Esses recipientes pintados, conhecidos pelo nome genérico de vasos, destinavam-se mais frequentemente a conter vinho ou azeite do que flores” (Gombrich, Ernst “A história da arte” capítulo 3, parágrafo 10)
“Nos primeiros vasos, pintados no século VI a.C., ainda encontramos vestígios dos métodos egípcios. Vemos os dos heróis de Homero, Aquiles e Ajax, jogando damas na lenda deles. Ambas as figuras ainda são rigorosamente mostradas de perfil. Seus olhos ainda parecem ser vistos de frente. Mas os corpos já não são desenhados a maneira egípcia, nem os braços e mãos estão dispostos com a mesma clareza e rigidez de antanho.” (Gombrich, Ernst “A história da arte” capítulo 3, parágrafo 10)
“Foi no período em que a democracia ateniense atingira seu nível mais elevado que a arte grega chegou ao apogeu de seu desenvolvimento. Depois de Atenas derrotar a invasão persa, o povo, sob a liderança de Péricles, começou a reconstruir o que os persas haviam destruído. Em 480 a.C. os templos situados no rochedo sagrado de Atenas, a Acrópole, tinham sido incendiados e saqueados pelos persas. Seriam agora construídos em mármore e com um esplendor e nobreza jamais