Fichamento: cap.3 teolira geral da política..

1017 palavras 5 páginas
Capítulo 3: Política e moral

Salvador – BA
MARÇO/2012

Capítulo 3: Política e moral

O objetivo dessa atividade avaliativa é constar crédito na disciplina, ciência política e TGE, mi- nistrada pelo docente Ricardo Viana.

Política e moral

I. O conceito de política

O significado clássico e moderno de política
Segundo Norberto Bobbio, política é derivado da palavra grega “PÓLIS” e significa tudo aquilo que se referem ao estado, cidades, aos cidadãos. A política foi primeiramente explorada por Aristóteles, com isso pode-se dizer que ele foi o primeiro a discutir e definir as funções da política, como surgiu, entre outras. Com a modernidade o termo sofreu alterações no seu significado inicial sendo dessa forma substituída por outras expressões o que acarretou em uma mudança de empregabilidade, onde hoje é utilizada para indicar exercícios, ou conjunto, que se relacione ao estado. Com a mudança o estado passou a ser ora sujeito ora objeto.
Como sujeito: o estado detém o poder sobre os cidadãos de seu território.
Como objeto: o estado defende, protege os cidadãos.

A tipologia clássica da forma de poder
Para Bobbio o poder está intrínseco no conceito da política. Para ele o poder é o meio utilizado par se conquistar algo, este pode ser o domínio de um homem sobre outro homem, nesta definição se encaixa a política.
O poder se modifica de acordo com cada período, por exemplo, na era clássica eram três tipos, paterno, despótico e político todos baseados na definição de que o poder tem que beneficiar quem está submetido a ele determinado por Aristóteles. No entanto o critério preponderante foi fundamentado no princípio da legitimação nomeado como poder paterno, despótico, civil.
Fundamento de cada pode:
Poder paterno: o fundamento do poder paterno é ex natura (a partir da natureza).
Poder despótico: o fundamento do poder despótico é o ex delicto (a partir do castigo

Relacionados