fichamento assassinato no expresso do oriente
Referencia Bibliográfica.
CHRISTIE, Agatha. Assassinato no Expresso do Oriente. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A. 1980, 189 páginas.
Ficha de Citações.
Parte 1 – Os fatos
“ No Tokatlian [hotel], Hercule Poirot pediu um apartamento à recepção e encaminhou-se à portaria, em busca da correspondência. Três cartas e um telegrama o esperavam. (...) A mensagem datilografada era clara: ‘ Tudo o que previa sobre o caso Kassner aconteceu inesperadamente. Favor regressar imediatamente.’ “ (p. 17)
“ Havia uma meia dúzia de pessoas no restaurante. Entre elas, duas pareceram-lhe de especial interesse. (...) O mais jovem era um americano simpático de uns 30 anos. Mas não fora ele, e sim o seu companheiro, que despertara atenção do detetive. (...), tudo indicava uma personalidade benevolente, à exceção de uns olhos pequenos, fundos, estudiosos.” (p. 18)
“ Houve um súbito sacolejo (...) O Orient Express começava sua viagem de três dias através da Europa.” (p. 22) “ O Simplon Orient Express chegou a Belgrado naquela noite às quinze para as nove, e não deveria partir antes das nove e quinze.
...............................................................................................................................
Pontualmente às 9h15m o trem deixou a estação. Logo depois, Poirot levantou-se, disse boa noite ao amigo e cruzou o corredor até seu vagão.” (p. 21)
“ Poirot caminhou para sua cabina, vizinha a de Ratchett. Trocou de roupa, leu durante meia hora e apagou a luz. Mas, naquele momento, ouviu um grito abafado.
...............................................................................................................................
Olhou o relógio. Vinte e três para uma”. (p.31)
“O homem pequenino à janela virou-se. Poirot espremeu-se ao passar pelos dois empregados da ferrovia e sentou-se de frente para o amigo. A expressão de Bouc fez com que