Fichamento artigo Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: Uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba.

659 palavras 3 páginas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Arquitetura e Urbanismo
AHolanda
Estudos Socioambientais

FICHAMENTO ARTIGO - Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: Uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba.

INTRODUÇÃO “Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba”, artigo escrito por Francisco Mendonça utiliza a cidade de Curitiba para interação dos problemas socioambientais que existentes. A partir de situações vivenciadas em Curitiba pode-se ter um panorama do que se passa nas demais cidades, que tem graves problemas urbanos, assim como Curitiba que recebe pela mídia o titulo de cidade modelo, diferente da realidade socioambiental atual. Alguns pontos abordados são a interação entre sociedade e natureza, recursos hídricos e como estes fatores influenciam na urbanização, causando como exemplo a exclusão social.

IDÉIA CENTRAL DO TEXTO O artigo fala sobre os problemas socioambientais e como a intensa urbanização gerou problemas para a qualidade de vida das pessoas nos dias de hoje, onde as pessoas de menos poder econômico vivem em regiões afastadas do centro onde se concentram os recursos necessários para sobrevivência, gerando uma exclusão destes.

PALAVRAS-CHAVE
Socioambiental, Curitiba, urbanização e exclusão social.
RESUMO
A problemática interação entre sociedade e a natureza, citada como exemplo a cidade de Curitiba provém da rápida urbanização. A “urbanização corporativa” (SANTOS, 1993) gera ambientes habitáveis pra quem pode pagar por ele. Com Curitiba em evidencia aumentou o numero de migrantes de baixo poder econômico, levando-os a morar em locais afastados; as periferias, muitas vezes em condições de vulnerabilidade socioambiental. Mendonça (2003) e Deschamps (2004) falam da forte ligação entre o estado socioambiental dos lugares habitados com o nível social de quem o habita. Quanto maiores os riscos de inundações e precipitações, menor a renda da população. Os

Relacionados

  • Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba. FICHAMENTO
    1445 palavras | 6 páginas