Fichamento - Algumas reflexões em torno da formação inicial Flores (2010)
Tornar-se professor faz parte de um processo complexo. Implica em aprender a ensinar (ligado a questões mais técnicas) e interação entre o contexto e os indivíduos participantes deste e a construção de sua identidade profissional que passa pelo entendimento de sua experiência individual, seus modos de agir e sua identificação em determinados grupos, tal processo situa-se entre suas experiências pessoais e profissionais, suas crenças e valores em relação a ser professor e que tipo de professor gostaria de ser.
“O sentido e o currículo da formação dos docentes dependem da concepção de ensino, de escola e de currículo preconizada num dado momento e num determinado contexto e ainda das competências e conhecimentos que se reconhecem e se exigem ao professor (PACHECO, 1995), mas também das oportunidades e dos processos de formação proporcionados aos alunos futuros professores no contexto de formação, quer nas instituições de ensino superior, quer nas escolas”. (p.182)
Os professores em processo de formação possuem uma característica de observadores que, ao longo de sua trajetória escolar, acumulam crenças e ideias sobre o ensino, a carreira docente e sobre a aprendizagem. Ou seja, passam anos de suas vidas em ambiente escolar, conhecem o contexto no qual irão atuar. Segundo Flores (2010) essas observações, que resultam em crenças sobre ser professor, afetam o seu entendimento e a sua prática de ensino, constituindo um elemento fundamental para a compreensão do processo de aprender a ensinar.
Autores como Lortie (1975), tratam da importância das predisposições pessoais na socialização dos professores, o que vem a ser reiterado por autores posteriores, surge a partir dessa linha, a afirmação de que os professores ensinam como viram ensinar. A partir dessa questão, Flores (2010) ressalta a importância de