Fichamento 01
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I
GRADUANDA: JAKLANE DE ABREU SANTOS / 6º período
Referência: FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
Objeto: São abordadas algumas questões que veem provocar discussões acerca do processo de alfabetização de jovens e adultos e proporcionar pontuações e reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em torno deste processo de alfabetização, concebendo, deste modo, os métodos pedagógicos utilizados em tal modalidade de ensino, como meros instrumentos mecânicos, acríticos, que não levam o sujeito à reflexão, à argumentação, idealizados, apenas, para transfusão e depósito de palavras, assim como expõe o autor.
Objetivos: Ver-se que Freire busca levar o leitor a refletir sobre os processos de alfabetização, bem como sobre os direitos sociais, postos nas leis regentes, mas que, deveras vezes não cumpridos de forma adequada.
Fontes: Para fundamentar suas colocações, Freire, além de fazer uso de suas experiências, faz referência a algumas de suas obras, como Pedagogia da Autonomia (1996), Extensão ou Comunicação (1997), além disso, cita Fanon (1977), Pinto (1960), entre outros teóricos que contribuem em suas considerações.
Metodologia: A metodologia empegada por Freire versa, principalmente, de subdivisões, onde cria tópicos dentro da obra para suas dadas discussões. Além disso, faz uso de outras obras de sua autoria, bem como de relatos de suas experiências vivenciadas em assentamentos no Chile, juntamente com jovens e adultos em busca da alfabetização.
Principais conceitos: Ao discorrer acerca dos processos de alfabetização, Freire coloca que: “[...], o analfabetismo nem é uma “chaga”, nem uma “erva daninha”, a ser erradicada, nem tampouco uma enfermidade, mas uma das expressões concretas de uma realidade social injusta. Não é um problema estritamente linguístico, nem