ficha relatorio de estagio
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI
Departamento de Engenharia Sanitária
Relatório de
Química Experimental – Procedimento XIII
Pesquisa Qualitativa de Alguns Ânions
Data de realização do experimento: 14/11/2013
Acadêmico: Adangelo E. Kranbeck
Assinatura:
Acadêmico: José Guilherme Espíndola
Assinatura:
Acadêmico: Emanuel Fusinato
Assinatura:
Data de elaboração do relatório: 19/11/2013
Ibirama, 19 de Novembro de 2013.
1. Objetivo Identificar, experimentalmente, a presença de alguns ânions em algumas substâncias.
2. Introdução
Nesta experiência, faremos a identificação de alguns ânions. Para isso, devemos reagi-los com cátions conhecidos. Trata-se ainda, da Química Analítica Qualitativa. Os ânions analisados nesta experiência são: CO32-, SO32-, Br -, CrO42-, Cr2O72-, SiO32-, NO3 – e PO43-.
A importância da análise de ânions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando armamos uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas.
Uma amostra a ser submetida á análise de ânions, pode conter grande número destes. Mesmo assim a identificação de cada um dos ânions pode ser feita desde que se trabalhe em condições adequadas para eliminar interferências.
Os métodos utilizados para a detecção de ânions não são sistemáticos como os descritos para os cátions. Não existe um sistema satisfatório para separação dos ânions em grupos principais, no entanto, é possível separá-los de acordo com a solubilidade de seus sais de prata, cálcio, bário e zinco, mas estes grupos servem apenas para indicar a limitação deste método.
3.