Ficha literária
Introdução à Agronomia
OS SERTÕES Euclides da Cunha
Recife – PE
29 de Julho de 2013
Os sertões
Autor: Euclides da Cunha Ano de publicação do livro original: 1902 Editora: Laemmert Número de páginas: 632
‘’ Da primeira à última página, O Sertões é uma obra que incomoda. Ele foi escrito exatamente para isso. Para instigar, provocar a pesquisa e estimular a procura da verdade. É um livro contra o conformismo. É um livro de ideias e soluções, de questionamentos e proposições ousadas. Já é lugar comum dizer que algumas de suas conceituações científicas não resistiram à evolução. Contém os vícios ou distorções típicos da época. ‘’
Victor Martin - Pesquisador de História, Cinema e Relações Internacionais
A TERRA
O autor começa descrevendo, geograficamente, o centro do Brasil para chegar à região do Vaza-Barris, ao norte da Bahia, onde se passou a Campanha de Canudos. Descreve sua flora, sua formação geológica e a influência do clima. Procura interpretar sua evolução geológica e estuda a hidrografia.
Volta a considerar o clima da região expondo uma teoria sobre as secas. Descreve geograficamente as caatingas com toda sua flora específica e a influência que elas sofrem dos climas. Então chega ao “agente geológico notável – o homem que, reagindo brutalmente contra a terra madrasta, vem, historicamente desnudando-o, fazendo desertos.”