Ficha de leitura do livro de paulo freire pedagogia da autonomia
Data: 21.09. 2011
Disciplina: Profissão Docente
Professora: Flávia C. Madche
Ficha de leitura: Pedagogia da autonomia.Prefácio e Primeiras Palavras.
Freire, Paulo.Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra 1996 (coleção leitura)
Pg.
9 As idéias retomadas nesta obra resgatam de forma atualizada, leve , criativa e provocativa,corajosa, e esperançosa,questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e educadoras . O cotidiano , do professor na sala de aula e fora dela , e fora dela da educação fundamental à pós-graduação.
10 Uma pedagogia fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educado.A competência técnico-científica e o rigor de que o professor não deve abrir mão no desenvolvimento do seu trabalho, não são incompatíveis com a amorosidade necessária às relações educativas. Essa postura ajuda a construir o ambiente favorável à produção do conhecimento onde o medo do professor e o mito que se cria em torno da sua pessoa vão sendo desvalados. É preciso ser coerente. De nada adianta o discurso competente se ação pedagógica é impermeável a mudanças.
11 Num momento de aviamento e de desvalorização do trabalho do professor em todos os níveis, a pedagogia de autonomia nos apresenta elementos constitutivos da compreensão da prática docente enquanto dimensão social e formação humana. Para além da redução ao aspecto estritamente pedagógico e marcado pela natureza política de seu pensamento, Freire, adverte-nos para a necessidade de assumirmos uma postura vigilante contra todas as práticas de desumanização.Freire anuncia a solidariedade enquanto compromisso histórico de homens e mulheres, como uma das formas de luta capazes de promover e instaurar a “ética do ser humano”. Essa dimensão utópica tem na pedagogia da autonomia uma das suas possibilidades.
12