Ficha de leitura de leonel moura "impossibilé impossibilidade"

639 palavras 3 páginas
Métodos De Investigação

Ficha de Leitura

Ficha de Leitura:

“IMPOSSIBILITÉ IMPOSSIBILIDADE”

Moura,Leonel, fevereiro, 1995

Sinopse

A sociedade ocidental sofre hoje uma grande crise de valores, depois de se ter tornado numa “manda de retalhos que so reproduz abortos”.
Será certo afirmar que a individualidade acabou, e o autêntico e original virou fachada? O homem branco é hoje o fiel seguidor dos principios citadinos agora militarizados e manipulados, contudo nada justifica este pensamento/atitude ocidental.
A passo e passo tornamo-nos quase standardizados ou seja em tudo semelhantes, seres em tudo sociais, e em nada individuais.
Originalidade e mudança são palavras que neste momento deveriam caracterizar a nossa sociedade mas em nada ela é assim, pois o nosso universo tornou-se num “palco de exposiçao”, “onde se está nu, ainda que sobrecarregado de objectos, futilidades, próteses sem função”

Leonel Moura

Leonel Moura (Lisboa, 26 de Dezembro,1948) é um artista que neste momento se dedica à Robótica e à inteligência artificial.
Em 2003 criou,a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir, baseados nos comportamentos emergentes, obras de arte, completamente originais. Em 2006, faz aparecer o RAP (Robotic Action Painter) que passa a figurar na colecçao permanente do Museu de História Natural de Nova Iorque. Para além de pintar, o RAP decide, autonomamente, quando a obra está terminada e assina. Ainda neste ano surge também o ISU, o robô poeta, que constrói composições pictóricas com letras, palavras e manchas de cor.
Em 2007 inaugurou o Robotarium, primeiro equipamento deste género em todo o mundo, que é quase como um pequeno jardim zoológico dedicado à inteligência artificial.
O artista dedica-se igualmente à arquitectura e tem produzido reflexões sobre Design, Criatividade, Inovação e a Cidade na linha do conceito das Cidades Criativas.

Resumo

Na obra “Impossibilité Impossibilidade”, de Moura, Leonel que foi objecto de

Relacionados

  • A história
    213019 palavras | 853 páginas