ficha 6
1º Semestre 2011/12
(MIEGI)
Investigação Operacional II
Trabalho Prático
Identificação do Grupo
Número:
Nome completo:
Rubrica:
58974
58963
58961
Índice
1. Descrição do problema
Uma empresa multinacional produz produtos farmacêuticos possui cinco fábricas na Península Ibérica, cada uma delas situadas em Vigo, Porto, Lisboa, Madrid e Valência, ou seja, cidades 1,2,3,4,5 respectivamente. Para prestar assistência a cada uma destas fábricas um dia por semana, contratou um técnico reparador, que pode substituir uma determinada peça do equipamento electrónico usado. O número K de substituições necessárias em cada visita à fábrica da cidade j tem como distribuição de probabilidade {p1(k), k ≥ 0} para j=1,2,3,4,5. O reparador pode transportar até um máximo de M peças. Se estas não forem suficientes para satisfazer a procura, contrata-se outro técnico reparador a um custo médio de Kj. Assim, cabe a um técnico-reparador a decisão de, no final de cada dia, repor ou não o stock máximo (M) de peças. Esta reposição é realizada no início do dia seguinte na cidade j que vai visitar estando associado a essa visita um custo aj, valor que não está dependente do número de peças necessárias para completar o stock máximo.
Pretende-se desta forma, determinar a política de reposição do stock máximo em função da cidade que o técnico reparador vai visitar e também do número de peças que transporta da cidade anterior, com o objectivo de minimizar a esperança total dos custos semanais.
2. Descrição do modelo proposto
Este trabalho prático envolveu a programação dinâmica estocástica, sendo utilizado o modelo “número infinito de estágios, com alternativas”. Definiu-se a selecção da política que optimiza a esperança do total da contribuição como o objectivo do relatório.
Surgindo a necessidade de definir a política, esta foi definida como uma política para n estágios tendendo a ser