Ficha 4 Java
Fundamentos da linguagem JAVA
Entrada e saída de dados
O que seria dos programas de computador se eles não permitissem a visualização dos dados para os utilizadores finais? Sem dúvida não seria confortável usá-los uma vez que todo o processamento por eles efectuado seria obscuro para os utilizadores pois dificilmente saberiam que efeitos a execução do programa produziu. Igualmente, se não fosse possível ao utilizador final a introdução de dados, pelo teclado, para serem processados, os programas não seriam amigáveis nem seriam flexíveis pois apenas processariam os dados que os programadores definiram no momento da codificação. O que torna os programas de computador mais interessantes é a possibilidade de interacção que eles fornecem entre a máquina e o utilizador. Essa interacção é feita por mecanismos de entrada de dados e saída dos mesmos (apresentação dos dados processados).
A linguagem JAVA fornece aos programadores uma vasta gama de mecanismos de entrada e saída (apresentação) de dados. A entrada de dados pode ser feita por meio de teclado, dispositivos digitais, arquivos (de texto ou bancos de dados), etc. Igualmente, a saída de dados pode ser feita recorrendo a vários meios, como por exemplo, o ecrã do computador, impressora, arquivos de texto ou banco de dados, entre outros. Como iniciante da linguagem JAVA sem dúvida, em primeiro lugar, te preocuparás em conhecer os mecanismos mais simples de entrada e saída de dados, a saber, a entrada de dados pelo teclado e a visualização destes na tela do monitor.
Saída/Visualização de dados para o monitor
A saída/visualização de dados pode ser gráfica (em formulários) ou em ambiente de caracteres (consola); tanto uma como outra é feita recorrendo a classes (java) predefinidas que vêm embutidas nas livrarias do compilador. Por enquanto deves te concentrar na forma como os dados são visualizados na consola.
A visualização de dados em ambiente de caracteres (consola) é feita recorrendo aos métodos print e