Fibra Ptica 1 TRT Editado 1
758 palavras
4 páginas
Fibra ópticaE seus usos
Fibra:
Uma fibra óptica é um duto formado por materiais que são suficientemente transparentes para conduzir um feixe de luz visível ou infravermelho através de um trajeto qualquer. Em geral, a fibra óptica é composta por cilindros concêntricos com diferenças de índice de refração, o que possibilita o fenômeno de a reflexão interna total. Essa tecnologia transmite o sinal em luz. Há dois modos de converter os dados: por laser e por LED. Pois assim consegue uma maior largura de banda. A transmissão dos pulsos de luz é feito por meio do núcleo é por ele que a luz viaja em suas longas distâncias.
Origem:
A fibra óptica surgiu no laboratório Bell (USA) pelo físico indiano Narinder Singh Kanpany em 1956.
A fibra óptica vem sendo desenvolvida há anos com o intuito de servir para outros projetos como a construção do primeiro laser, a ser usado em Sistemas de Telecomunicações.
As fibras ópticas são usadas em escala mundial podendo chegar até uma velocidade de transmissão de 1Gbps.
Propósito:
A fibra óptica surgiu para ser mais rápida e eficiente que os outros meios de propagação.
Muito utilizada na medicina e nas telecomunicações, a fibra óptica é constituída de fio de quartzo muito fino (em torno de 5 milionésimos de metro) que é revestido de duas camadas, uma de vidro e outra de plástico, utilizadas para a proteção do fio e melhoria no transporte da luz. Através de dois feixes que são introduzidos na garganta do paciente, o médico tem a visualização dos órgãos internos, dessa forma ele pode detectar qualquer anormalidade. Também utilizada na área espacial, em aparelho de telescópio especialmente projetado para fazer as observações simultâneas dos astros.
Existem dois tipos de fibra óptica: a Multimodo e Monomodo.
Multimodo: A fibra óptica multimodo é um tipo de fibra óptica usada principalmente no campo de comunicação através de curtas distâncias, como um edifício ou um campus. Links multimodo típicos têm uma taxa de dados de 10 Mbps para 10