Fibra otica
REDES INDUSTRIAIS
FIBRA ÓTICA
Curso: Técnico em Eletrotécnica
Professor: Saulo Santos
Turno: Noturno
Turma: 08
São Luis – MA
2012
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo de apresentar as características, funcionalidades e aplicações da fibra ótica.
2. Definição
Formada por material transparente (vidro ou plástico), a fibra ótica é dividida em duas partes: núcleo e casca. Tem uma alta qualidade e rapidez na sua transmissão de dados devido ao seu método de transmissão por luz que passa por suas fibras.
3. Como surgiu
Depois de vários estudos e experiências desenvolvidas com a luz, foram divididos três grupos: fibras óticas, fonte de luz (lasers) e foto sensores (fotodiodos). A partir dessa divisão, o método de transmissão de dados foi aperfeiçoando-se cada vez mais eficaz e com qualidade, no de que resulta a transmissão em diversos sistemas de comunicação.
Por sua transmissão ser feita através da luz, a fibra ótica contem muitas vantagens e também desvantagens.
4. Vantagens
A primeira é que ela é imune a interferências externas por não possuir cargas elétricas em sua condução; a sua espessura é bem fina comparada a um fio de cabelo, sendo que outro cabo com a mesma capacidade de transmissão seja bem mais grosso; é mais segura se tratando de transporte de dados sigilosos, dificultando grampeamentos; maior alcance de transmissão e capacidade de dados; o custo/beneficio é bem mais em conta com relação a comunicação de longas distancias e ausência de cruzamento de linhas (interferências).
5. Desvantagens
Por suas fibras serem de vidros, a fibra ótica torna-se frágil com maior facilidade de ser danificada; sua conexão exige o Maximo de cuidado, mediante as suas pequenas dimensões; não existe a possibilidade de fazer emendas com conectores do tipo T devido a altos índices de perdas; também não é possível a alimentação de repetidores; falta de padrão devido ao