Fhtmdossiii

512 palavras 3 páginas
FILOSOFIA

TEMA 1
QUESTÃO 2
Reflita sobre exemplos da cultura brasileira que possam demonstrar como ela é distinta e abarca muitas particularidades.
R- o processo de formação cultural está ligado ao cotidiano de cada um tornando assim os dois um só processo dependentes um do outro.

TEMA 2
QUESTÃO 1
Foi visto que o problema do conhecimento é um dos temas centrais da filosofia. Explique por quê.
R- O conhecimento é, foi e sempre será a chave de tudo na vida, partindo desse pressuposto os filósofos buscavam explicações baseados em teorias, pensamentos e às vezes apenas em convicções do porque de nossa existência no universo, alguns acreditavam nos elementos como resposta, outros em uma força além de nossa compreensão que regia o universo. O certo é que nunca se chegou a um denominador comum a disputa de ideologia entre os filósofos, mas foram base de muitas descobertas concretas nos dias atuais.

TEMA 3
QUESTÃO 1
Analise e defina as diferenças de método entre Platão e Aristóteles.
R- Platão defendia a tese de que não bastava apenas ver, tocar, sentir as coisas e objetivos era preciso algo mais plausível para concretizar aquilo que os olhos enxugaram a mão tocava uma espécie de análise mais profunda e detalhada do real. Já Aristóteles era um pouco mais flexível com relação a conhecimento e a compreensão do real ou seja aquilo que meus sentidos transmitem eu posso constatar como existente sua preocupação era com a essência do ser.

TEME 4
QUESTÃO 1
Explique quais as diferenças entre as correntes empiristas e racionalistas e diga quais foram seus principais expoentes.
R- A empirista acreditava na tese de uma análise final a experiência sensível como origem do conhecimento. A racionalista: defendia a tese de que era necessário não só o conhecimento pela experiência, mas também o conhecimento pela razão, ou seja, as idéias fundadoras de conhecimento. E seus principais expoentes foram: René Descortes no nacionalismo e Francis Bacon Thomas Hebbes,

Relacionados