Fgv - trabalho de matematica financeiro
Módulo: 2
Atividade: Elaboração de texto
Título: As empresas são únicas
Aluno:
Disciplina: Matemática financeira
Turma: PÓS ADM = –
Introdução
O objetivo deste artigo é trabalhar os conceitos de juros, bem como ressaltar os pontos positivos e negativos da capitalização simples e composta, de forma que se possa refletir sobre o custo do dinheiro ao longo do tempo e sua aplicação prática no cotidiano das empresas.
Justificativa
Os conceitos de capitalização e juros têm grande relevância nas operações financeiras de uma empresa, bem como na administração financeira de um indivíduo ou grupo familiar. O não entendimento desses conceitos de capitalização e juros (conceito do valor do dinheiro no tempo) e sua incorreta interpretação e aplicação podem ocasionar em problemas financeiros graves como elevado índice de endividamento e consequentemente a inviabilização de um negócio ou de um investimento pessoal.
Desenvolvimento
Nem sempre o conceito de juros é compreendido pela população. Segundo a professora Carla S. Zandonade, juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. Pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e, por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).
No regime dos juros simples, a taxa de juros é aplicada sobre o principal (valor emprestado) de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. Já no regime de juros compostos, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos