fgjfj
1375 palavras
6 páginas
Cuiabá, 14 de Novembro de 2014 Daniel Vicente Werner
3º Edificações B
Instalações Elétricas
Professor Rodrigo Paiva
DTM - Disjuntor
DDR - Disjuntos Diferencial Residual
DPS - Disjuntor de Proteção Contra Surtos
SUMÁRIO
O que é um Disjuntor ........................................... página 3
DTM - Disjuntor Termo Magnético........................página 3
Disjuntor Diferencial Residual (DDR)....................página 7
Disjuntor de Proteção Contra Surtos (DPS) .........página 10
Bibliografia ...........................................................
O que é um Disjuntor
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuito e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade de poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.
Existem diversos tipos de disjuntores, que podem ser desde pequenos dispositivos que protegem a instalação elétrica de uma única habitação até grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão que alimentam uma cidade inteira.
DTM - Disjuntor Termo Magnético (magnetotérmico)
São os mais comuns, encontrados dentro de residências, comércios e entre outros. O disjuntor magnetotérmico é chamado de