fewfwefewfewfwefwefe

744 palavras 3 páginas
Análise da fachada – Edifício Parnaso

Universidade Fernando Pessoa
Porto, Novembro 2013

O edifício que foi projetado pelo arquiteto José Carlos Loureiro, em 1954 a pedido de Fernando Correia de Oliveira, sendo completado em 1956. Actualmente o edifício encontra-se em fase de classificação pelo instituto de gestão de património arquitetónico e arqueológico.
José Carlos Loureiro arquiteto responsável pelo edifício do Parnaso, nasceu a 2 de Dezembro de 1925 na Covilhã, arquiteto de grande importância na zona da cidade do Porto não só pelo projeto especifico a ser estudado o edifício do Parnaso que é considerado já um grande marco da arquitetura não só na cidade do Porto mas também já a nível mundial, o próprio foi também responsável pelo projeto do pavilhão do desporto situado nos jardins do demolido Palácio de Cristal, estes dois são de facto os principais marcos da arquitetura de José Carlos Loureiro na cidade do Porto, mais obras pertences ao arquiteto no nosso país é por exemplo a residência paroquial em Oliveira do Hospital, a cadeia do Sabugal, concebeu também o fórum da Maia e foi também responsável pelo plano de urbanização da cidade de Barcelos mas estes são apenas alguns exemplos da imensa obra do arquiteto. Destacando agora só um pouco da sua vida pessoal até 1972, foi docente na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Realçando agora só umas pequenas curiosidades da vida do arquiteto o mesmo destingiu-se durante a sua licenciatura recebendo o premio Carlos Ramos devido a ter alcançado a nota mais alta na cadeira de arquitetura, quando abandonou a vida de ensino para se dedicar mais a arquitetura abriu o Gabinete de Urbanismo, Arquitetura e Engenharia, Lda. ou Galp, LDA em 1972 com o seu colabora já desde 1955 Luís Pádua Ramos.

Situado na rua Nossa Senhora de Fátima, este edifício de habitação comércio e serviços, herdou o seu nome através da Escola de Música Parnaso.
O

Relacionados