Feudalismo
O presente trabalho tem como intenção apresentar um breve apanhado geral sobre a história do sistema feudal. O trabalho foi desenvolvido em três tópicos. O primeiro tópico será responsável de apresentar de forma breve a história do inicio e da formação do sistema feudal, bem como, o tópico ira apresentar as características gerais das normas apresentadas pelo sistema.
O segundo tópico, ira abordar a questão dos principais fatores contribuintes dos povos romanos e germânicos para a formação da sociedade feudal.
Enquanto que no terceiro tópico, será introduzida, a fundamentação das bases do sistema feudal, incluindo também a questão das relações sócias, regime de propriedade, e envolvimento da Igreja com a sociedade feudal.
O SISTEMA FEUDAL
A formação do sistema feudal deu o seu inicio por volta do século V na Europa ocidental. Com a crise do Império Romano, o sistema feudalista começou a ser implantado com a intenção de organizar a situação econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra. Com a interligação dos elementos germânicos e romanos e principalmente com as ruínas das fronteiras do Império, foi denominada a obrigação de isolar a população urbana no campo. A consolidação do sistema feudal foi dado a partir do século IX, este sistema procurava frisar um principio básico na obrigação civil, tais normas eram apresentadas entre as seguintes características:
a) Produção auto-suficiente, entre outras normas, o sistema visava a produção auto-suficiente, toda produção produzida pelos trabalhadores deveria ser consumido no mesmo local e era proibido a comercialização do produto e muito menos visava a possibilidade da troca comercial.
b) Poder político local, o sistema feudal concedia um domínio total sobre as terras, este governo era diretamente governado pelos senhores feudais, aqui o poder era descentralizado a autoridade do rei. Os senhores feudais eram donos das terras e exercia um grande controle em relação às