FEUDALISMO
Foi formado por meio de um longo processo que combinou elementos de origem romana, como o colonato, o germânica como o comitatus.
Colonato: O colonato obrigava os camponeses a darem parte do que produziam para seus proprietários.
Comitatus: era um bando de guerreiros unidos a fidelidade de seu chefe capaz de conquistar e distribuir bens.
O feudalismo se baseia na dependência e fidelidade e entre a nobreza guerreira e na dominação exercida sobre os camponeses. Ele se desenvolveu-se e declinou-se durante a idade média.
O feudalismo teve fatos importantes como em 476 a queda do império romano do ocidente, em 800 a coroação de Carlos magno, 1096 o começo das cruzadas depois teve a guerra dos cem anos se-iniciou no ano de 1337 durante a guerra de cem anos teve o surto da peste bubônica e no final da guerra de cem anos teve a tomada de Constantinopla pelos turcos. Em 843 teve um enfraquecimento do poder do rei. Aquele que doava o feudo era chamado do suserano ou senhor. A economia feudal baseava-se na agricultura e no pastoreio, onde os camponeses cultivavam e criavam o gado era chamado de senhorio. O senhorio era dividido em três áreas de grande porte: manso senhorial (onde tudo que fosse criado lá era do senhor), manso servil (terras onde os camponeses usavam para sobreviver e cumpri obrigações para com o senhor), terras comunais (floresta e pastagens). Na sociedade, a posição social de uma pessoa depende do seu nascimento que são divididas em (servos, vilões e escravos). Na nobreza tinha classes que se forma em reis, duques, marqueses, condes, viscondes e barões, e a classe mais rica era o clero. A maioria dos trabalhadores era formada por servos era assim chamado por encontrar-se preso naquela propriedade e obviamente não tinha ordem para deixar o feudo.
Servo: não pode ser denominado também de escravo porque ao contrário do escravo o servo não poderia ser vendido, punido ou trocado. Os servos tinham que obedecer a uma série de obrigações para com o