Trabalho Motores De Indu O
Campus de Cornélio Procópio Engenharia Mecânica
Princípios de Eletrotécnica
Motores elétricos de indução
Acadêmico: Eduardo Ernandes França
Vinicius Salcadori
CORNÉLIO PROCÓPIO – PR
2014
EDUARDO ERNANDES FRANÇA
VINICIUS SALVADORI
Motores elétricos de indução
Trabalho sobre motores elétricos de trifásico e monofásico gaiola de esquilo e seu funcionamento
Prof.: Demerval Mizuyama
CORNÉLIO PROCÓPIO – PR
2014
Sumário
1 Introdução 4
2 Corrente Elétrica 4
2.1 Corrente Continua (CC) 4
2.2 Corrente Alternada (CA) 5
3 Conclusão 6
4 Referências 7
1. Introdução – Motor de indução
Motor de indução é um motor elétrico construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes.
Os motores de indução variam de acordo com sua constituição básica. Formados essencialmente por umestator (parte fixa que recebe a alimentação da rede elétrica em seus condutores) e um rotor (parte girante que está ligada ao eixo o qual aciona uma carga mecânica, sob o efeito do campo magnético produzido pela alimentação das bobinas de armadura ou do estator).
2. Motores de indução trifásico
O motor de indução é o motor de construção mais simples. Estator e rotor são montados solidários, com um eixo comum aos “anéis” que os compõem. O estator é constituído de um enrolamento trifásico distribuído uniformemente em torno do corpo da máquina, para que o fluxo magnético resultante da aplicação de tensão no enrolamento do estator produza uma forma de onda espacialmente senoidal. A onda eletromagnética produzida pelo enrolamento é uma função senoidal do espaço e do tempo.Energia elétrica são elétrons, quando associados e orientados em um sentido, passando por um material condutor geram uma corrente elétrica.
A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do estator irá produzir um campo magnético variante no tempo que devido à distribuição