feudalismo
Nesta aula analisamos os fatores que deram origem ao feudalismo. Vimos que o sistema feudal tem origem no sistema de produção rural do final do Império Romano do Ocidente, baseada nas vilae e no sistema de colonato.
O feudalismo pode ser caracterizado por três fatores essenciais:
Poder descentralizado nos senhores feudais.
Economia de base agrícola, com declínio das atividades comerciais, artesanais e urbanas.
Importância do trabalho dos servos.
A economia feudal era de base agrícola, desmonetarizada e fortemente centrada no feudo. Havia pouco excedente de produção, apenas o necessário para a troca pelas mercadorias que não eram produzidas no feudo, como sal, vinho e ferro.
A relação servo-senhor era a base social do feudalismo. O servo recebia do senhor lotes e lhe devia certas obrigações. Ficava preso à terra, não podendo abandoná-la. Deveria trabalhar seu lote e entregar ao senhor parte da produção (a talha, geralmente a metade da produção) e deveria também trabalhar nas terras reservadas ao senhor por alguns dias da semana (obrigação chamada corvéia).
Outra relação social complexa e importante na sociedade feudal era a relação de suserania e vassalagem, relação entre senhores em que um deles – o susserano – doava terras a outro – o vassalo – em troca de lealdade e auxílio militar.
As relações entre o suserano e o vassalo, baseadas na honra, lealdade e liberdade, tem sua origem em antigas tradições dos chefes de tribos bárbaras germânicas que ocuparam a Europa Ocidental após o declínio do Império Romano. Outra forte influência germânica é no direito: o uso do direito natural e consuetudinário, em substituição à complexa estrutura jurídica existente no Império Romano.
Aula 02 - O declínio do sistema feudal e o surgimento do sistema de produção capitalista
Nesta aula estudamos o processo de declínio do sistema feudal e o nascimento de um novo sistema econômico voltado para o mercado: o capitalismo. Várias mudanças