Feudalismo
Segundo a ONU, em 2004, a maioria dos idosos existentes no mundo vivia na Europa, por causas das boas condições de vida do continente.
Mas na Idade Média, com o inicio do feudalismo na Europa ocidental, isso era bem diferente. A média de vida das pessoas ma chegava aos 30 anos. Entre os fatores que causavam isso estava a má alimentação, as guerras e as péssimas condições de higiene, que provocaram epidemias e mortes e grandes quantidades.
O feudalismo surgiu na Idade Média, na Europa ocidental. É uma forma de organização política, social e econômica. O feudalismo não se manisfestou de maneira idêntica em todas as regiões do continente, mas suas principais características são:
Tinha na argicultura sua principal atividade protutiva;
Tratava-se de uma sociedade rigidamente herarquica, na qual os indivíduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laços de dependência pessoal;
Quem estava no topo era um pequena elite, formada por grandes senhores de terra e pelo alto clero;
O poder político estava divido entre os senhores feudais e o rei;
Havia uma grande massa de camponeses preso a terra; eram os servos da gleba, que viviam sob o domínio dos senhores feudais, garantindo-lhes o sustento.
O feudalismo começou a se estruturar por volta do século VIII, no Reino Franco, propagando-se depois para outras regiões da Europa ocidental. Uma das razões para essecomeçi entre os fracos foi o fato de os governantes carolíngios terem colocado em prática, com modificações, um antigo costume dos povos germânicos: a vassalagem.
Suserania e Vassalagem:
A vassalagem era o juramento de fidelidade que uma pessoa prestava a um chefe guerreiro, comprometendo-se a viver sob suas ordens durante certo tempo, em troca de proteção. Seu caráter era claramente militar: enquanto vigorasse o acordo, aquele que prestava o juramento tornava-se vassalo de seu chefe, devendo-lhe lealdade e obediência.
No período carolíngio, a vassalagem passou a ter novo significado.