Feudalismo
Conceito
Feudalismo foi uma maneira de organização social e político que teve suas origens na decadência do Império Romano e foi baseada nas relações servo-contratuais (servis). Segundo Lord Kames, essa organização foi sucedida pelo nomadismo e em outros locais do mundo pode ser precedido pelo capitalismo. Os senhores feudais conseguiam as terras com os reis que as dava para eles camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e também estavam protegidos dos bárbaros. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.
Politica
Era descentralizada. Naquela época existia rei e rainha, mas eles não tinham poder absoluto, Os senhores feudais que tinha grande quantidade de terra que eram autoridade absoluta naquele momento. Com essa alteração, aconteceu a mudança e a descentralização monetária na qual surgiram vários tipos de moedas no reino. Deixou também de existir o exército nacional, eles se dividiram, tornando-se pequenos exércitos de senhores feudais.
Economia
A economia do feudalismo desenvolveu graças ao processo de ruralizarão desencadeado pela crise do Império Romano, como não podiam utilizar de baixos custos de produção obtidos pela mão-de-obra escrava, os proprietários começaram a alugar as suas terras com o objetivo de garantir as condições para o sustento. Nos feudos as técnicas agrícolas de pequena produtividade impediu a obtenção de excedentes utilizados na realização de atividades comerciais. Com isso os instrumentos de arado e a qualidade das sementes impediam colheitas expressivas. Assim o comércio perdeu muito espaço nesse contexto. No entanto, as mínimas trocas que aconteciam eram através das trocas naturais.
Sociedade
Era composta por duas classes básicas senhores e servos. Na estrutura social a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja,