feudalismo
ELEMENTOS ROMANOS E GERMÂNICOS
ROMANOS:
-COLONATO: sistema de trabalho servil que se desenvolveu com a crise no império, quando escravos e plebeus trabalhavam como colonos.Os proprietários ofereciam proteção, recebendo o rendimento do trabalho deles. Enquanto as cidades perdem a importância, o campo desenvolvem vilas com produções agropastoris.
- ENFRAQUECIMENTO DO PODER CENTRALIZADO: no fim do imperio, a administração não tinha condições de impor sua autoridade. Esse enfraquecimento, conduziu à ampliação do poder dos grandes proprietários locais de terras.
ELEMENTOS GERMÂNICOS:
-ECONOMIA AGROPASTORIL: a base da economia era a agricultura e a criação de animais, sem produzir excedentes para comercialização.
-COMITATUS: instituição que estabelecia laços de fidelidade entre o chefe militar e seus guerreiros.
-BENEFICIUM: instituição pela qual os chefes militares carolíngios concediam a seus guerreiros como recompensa, a posse de terras. Que mais tarde, eram os feudos.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA
CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS FEUDOS:
-enfraquecimento do poder central e fortalecimento dos poderes dos senhores locais.
-existência de vínculos pessoais entre os mais fortes e mais fracos.
-declínio das atividades comerciais urbanas e fortalecimento da vida rural.
-uso generalizado do trabalho servil no campo.
PODER POLÍTICO LOCAL:
durante o feudalismo, o poder político local, era controlado pelos senhores feudais. Eles eram detentores de feudos e governavam seus domínios exercendo autoridade administrativa, judicial e militar.
SESERANIA E VASSALAGEM:
SUSERANIA: devia proteger militarmente seus vassalos e dar-lhes assistência jurídica. Tinha direito de reaver o feudo do vassalo que morresse sem deixar herdeiros e de proibir o casamento se a pessoa escolhida fosse infiel.
VASSALO: devia prestar serviço militar ao suserano, libertal-lo se fosse preso e