Ferro Nodular
1) Faça uma comparação entre ferros fundidos cinzentos e nodulares mostrando as semelhanças e diferenças relativas ao processo de fabricação.
Na maioria dos casos os ferros fundidos cinzentos são produzidos objetivando-se obter ligas eutéticas ou ligeiramente hipoeutéticas, enquanto na produção de ferro fundido nodular procuramos obter uma liga hipereutética.
Os ferros fundidos nodulares tem um teor de Silício mais alto que o cinzento, pois além do tratamento com a liga de Magnésio que contém Silício, é necessário que seja feita uma inoculação maior que no cinzento (0,4/0,8% contra 0,1/0,2%) devido à possibilidade de formação de carbonetos no processo de nodulização.
A temperatura do banho no ferro nodular é mais alta que no ferro cinzento pois há perdas de temperatura durante o processo de nodulização e depois na inoculação.
Os teores de Enxofre no ferro nodular devem ser mantidos o mais baixo possível (aprox.0,01%) para que o tratamento de nodulização possa ser eficiente. No ferro cinzento devemos manter o teor de Enxofre entre 0,05/0,07%. 0,03-0,15% (a faixa mais alta corresponde a FC de cubilô)
Na quase totalidade dos casos objetivamos ter no ferro cinzento uma matriz perlítica, enquanto que no ferro nodular podemos ter a matriz ferrítica, ferrítica/perlítica, ou perlítica.
Nos FC buscamos obter preferencialmente grafita tipo A, o que não significa necessariamente que as outras morfologias de grafita (B, C, D ou E) sejam consideradas como defeitos. Nos FN, a grafita que desejamos obter é em forma de nódulos. As degenerações que podem aparecer ( Chunk, explodida, vermicular – não intencional -, lamelar.) são consideradas como defeitos na morfologia.
A matéria prima básica é a mesma para os FN e FC: ferro gusa, sucata de ferro, sucata de aço.
Os refratários de forno e panela também são os mesmos para os FN e FC.
2) Faça uma comparação entre ferros fundidos cinzentos(FC) e nodulares(FN), mostrando as semelhanças e