ferro fundido nodular
Dentre os ferros fundidos nodulares, os ferros fundidos com matriz ferrítica têm ganhado notoriedade devido ao elevado alongamento e boa usinabilidade. Estes ferros fundidos são aplicados principalmente em peças sujeitas a choques e carregamentos cíclicos, devido á boa tenacidade dos mesmos. Para que possa obter o ferro fundido nodular ferrítico no estado bruto de fundição, algumas variáveis de processo são importantes. As peças produzidas através de produção apresentam matriz ferrítica e propriedades mecânicas adequadas à aplicação final das mesmas. Neste trabalho será estudado o ferro fundido nodular obtido por fundição e que não apresenta a baixa resistência e a fragilidade uma vez que os tipos nodulares assemelham-se mais aos aços de baixo e médio carbono. O ferro fundido nodular, que apresenta boa resistência à tração é muito utilizado na indústria automobilística, e tem como objetivo é a melhoria da produtividade com redução de custo nas operações.
Ferro Fundido Nodular
O ferro fundido nodular foi descoberto em 1948, onde pesquisadores obtiveram por meio da adição de cério pouco antes do vazamento em um ferro fundido hiper-eutético com baixo teor de enxofre, sendo necessário ainda a inoculação com compostos grafitizantes. Esta descoberta foi feita quando estes pesquisadores testavam vários elementos para substituição do cromo na produção do ferro fundido branco. Quando o teste foi realizado com o magnésio, eles perceberam que a grafita apresentava-se na forma de nódulos e as propriedades mecânicas do fundido tinham sido alteradas consideravelmente.
Ferro Fundido Nodular Ferritico
O ferro fundido nodular é caracterizado por apresentar a grafita na forma de nódulos. Esta característica permite ao ferro fundido nodular excelentes propriedades mecânicas como alto alongamento, tenacidade, limite de escoamento e resistência ao impacto. As propriedades mecânicas dos ferros fundidos nodulares estão