Ferro Fundido Nodular
O ferro fundido (FOFO) é uma liga de ferro(Fe), carbono(C) e silício(Si), considerada uma liga ternária devido a presença do Si, sendo que os teores de silício podem ser maiores que o do próprio carbono e influenciar muito nas propriedades do material. Os efeitos do silício são a substituição parcial do carbono, além de promover a formação de grafite em vez de cementita.
As propriedades dos ferros fundidos são o baixo custo, a boa fluidez e o ponto de fusão mais baixo. Eles são classificados segundo sua composição química, taxa de resfriamento e adição de inoculantes. E a micro estrutura dos FOFOS é controlada pela composição química e pelo processo de fabricação. Estão classificados quanto ao tipo de liga entre:
• Ferro fundido cinzento
• Ferro fundido branco
• Ferro fundido mesclado
• Ferro fundido maleável
• Ferro fundido nodular
Os ferros fundidos são usados tanto em aplicações genéricas como para as que envolvem condições extremas, com baixo custo e alto poder de resistência ao calor, corrosão e abrasão. São ideais para uso em máquinas e equipamentos, como componentes, válvulas hidráulicas, acessórios para tubos, blocos de motores, cabeças de cilindros, rodas dentadas e várias outras aplicações.
O material apresentado a seguir é o ferro fundido nodular obtido por fundição e que não apresenta a baixa resistência e a fragilidade que caracterizam os ferros fundidos cinzentos, uma vez que os tipos nodulares assemelham-se mais aos aços de baixo e médio carbono.
• FERRO FUNDIDO NODULAR
A adição de uma pequena quantidade de magnésio(Mg) e/ou cério(Ce), antes da fundição, aos ferros fundidos facilmente grafitizados, pode produzir uma nova microestrutura, com um conjunto de propriedades mecânicas diferentes. Estes elementos são adicionados para diminuir o teor de enxofre e diz-se que a liga foi dessulfurada. Nódulos ou esferóides, em lugar de veios, de grafita, são nucleados pela adição de Ce ou Mg ao ferro fundido e esses