ferro fundido
FERRO FUNDIDO
Juazeiro/BA
2014
DEMOSTENES VAZ DE OLIVEIRA
JOÃO PAULO GUIMARÃES GONZAGA
LEONARDO SAMPAIO MACHADO
LUCAS ALEXANDRINO MOREIRA DOS SANTOS
MÁRIO CEZAR ALBUQUERQUE
RUAN ALVES
TÁCITO IAGO DOURADO SANTOS
THAYC SIQUEIRA MARINHO
FERRO FUNDIDO
Trabalho de pesquisa apresentado à Universidade Federal do Vale do São Francisco como requisito parcial para avaliação na disciplina Materiais de construção mecânica.
Prof. Dr. Angel Bienvenido Gonzales Rojas
Juazeiro/BA
2014
INTRODUÇÃO
Os ferros fundidos pertencem à família dos metais ferrosos e apresentam uma série de características mecânicas com alta relevância para a indústria. Isso acontece, pois existem importantes propriedades que podem ser manipuladas com a variação do teor de carbono e silício que compõe a liga e também a depender do processo de resfriamento ou como o material é tratado termicamente. São geralmente formados por três elementos químicos o ferro, carbono e o silício onde apresentam teores de carbono acima de 2% e abaixo de 4,5% o que garante uma dureza maior que a do aço. Em sua microestrutura o carbono pode vir presente de 2 formas, como forma de grafita ou de cementita. Para cada uma dessas maneiras a liga irá apresentar propriedades distintas tais como: baixa dureza, baixa resistência mecânica e boa usinabilidade na forma de grafita ou alta dureza, alta resistência mecânica, resistência ao desgaste e baixa tenacidade na forma de cementita.
CLASSIFICAÇÃO
Os ferros fundidos são classificados de acordo com a composição química e a forma em que o carbono se apresenta na microestrutura, sendo os mais comuns os ferros fundidos cinzento, nodular, branco, maleável e vermicular.
A composição química dos principais tipos de ferros fundidos podem ser observadas na figura abaixo.
Os ferros fundidos cinzentos possuem teores de carbono e de