ferramentas de projeto
De acordo com estudos, empregos verdes são postos de trabalho decente em atividades econômicas que contribuem significativamente para reduzir emissões de carbono e/ou para melhorar/conservar a qualidade ambiental, já é uma realidade em diversos países e nos mais variados setores da economia.
Onde podemos encontrar estes empregos?
De acordo com o estudo da OIT, estes postos de trabalho formais estão agrupados nas áreas de atividades econômicas apresentadas a seguir:
Produção e manejo florestal
Geração e distribuição de energia renováveis
Saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais
Manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais
Transportes coletivos e alternativos ao rodoviário e aeroviário
Telecomunicações e tele-atendimento
No Brasil, estima-se que os investimentos para reduzir em cerca de 20% as emissões de carbono até 2030, poderiam gerar anualmente 1,13% a mais de empregos na nossa economia, mas sem empregos descentes, não haverá empresas sustentáveis.
Desenvolvimento
Emprego verde é todo e qualquer posto de trabalho em atividades econômicas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental e emissões de carbono. Os catadores de lixo por exemplo, não são considerados empregos verdes pela OIT, somente são considerados os empregos descentes para se trabalhar, estima-se 1 milhão de catadores no Brasil, são uma das partes essenciais para a sustentabilidade, mas infelizmente anda lutam pelo reconhecimento.
O Brasil possui em média, mais de 2 milhões de empregos verdes, que se equipara aos EUA.
Nos países americanos a construção de prédios verdes já representa 6,3 % da força de trabalho neste setor, cerca de 400.000 empregos de funcionários de todas as qualificações que estão levantando vários prédios que produzem menos resíduos, consomem menos eletricidade e necessitam de menos água, além de utilizar tintas menos prejudiciais ao meio ambiente e á saúde. Também são considerados verdes os setores de transporte como