FERRAMENTA DE GESTÃO PARA MPE'S - BSC
Atualmente as empresas fazem parte de um mercado que busca constantemente transformações tecnológicas, sociais e ambientais. Fatores esses que impulsionam as organizações a ir cada vez mais além.
A globalização permitiu que culturas diferentes se interligassem de maneira que o mercado econômico e financeiro se transformasse em uma balança, de acordo com as tomadas de decisões dos países. Essas transações têm causado muitas mudanças, alterando padrões de gestão, produção e empregos no mundo.
“Desde a Segunda Guerra Mundial, o comércio internacional aumenta a uma taxa que é o dobro do crescimento do PIB global. As grandes empresas mundiais se estendem hoje pelos cinco continentes, ignorando fronteiras e jogando por terra as antigas barreiras nacionais.”( LAHÓZ, 2000, p.135).
Torna-se evidente que as organizações estão focadas nas informações externas com o intuito de se permitir alavancar em idéias, projetos e principalmente investimentos.
Ainda é possível nos lembrarmos das lapidações do mercado empresarial, na década de 60 a 80, onde as maiores conquistas das empresas eram se adaptar com a nova ferramenta do processo conhecido como planejamento estratégico. Devido à proliferação de novos conceitos, escolas de administração e empresas de consultoria, o mercado estava propenso a desenvolver métodos de planejamento, que poderiam oferecer novas estratégias de mercado, e possibilitariam a evidencia da organização naquele tempo. Foram vários estudos científicos, pensadores que desenvolveram técnicas para que as organizações a utilizassem eficazmente, se beneficiando das vantagens que a ferramenta oferecia e ao mesmo tempo desenvolvendo toda uma estrutura organizacional para implantação da técnica e nova ferramenta de trabalho na empresa. Constantemente nos deparamos com mudanças no campo empresarial, o século XX foi cercado de novos cenários, onde técnicas e formas de gestão foram criadas para satisfazer as empresas perante o mercado,