fernando pessoa
Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888 em Lisboa. Em 1893 morre seu pai e em 1894, seu irmão, Jorge. No ano seguinte, sua mãe casa-se com João Miguel Rosa, cônsul português em Durban, na África do Sul.
Em 1896, a família parte para Durban onde Fernando Pessoa estuda e aprende o inglês. Em 1905, ele regressa definitivamente a Lisboa, com intenção de se inscrever no Curso Superior de Letras.
Em 1907, abandona o curso superior e monta uma tipografia que mal chega a funcionar. No ano seguinte, começa a trabalhar como correspondente estrangeiro em casas comerciais, profissão que exerceu até a morte. Pessoa escolhe uma vida discreta, mas livre, sem obrigações fixas, nem horários. Pessoa foi internado no dia 29 de Novembro de 1935, no Hospital de São Luís dos Franceses, em Lisboa, com diagnóstico de "cólica hepática" causada por cálculo biliar associado a cirrose hepática. Morreu no dia 30 de Novembro, com 47 anos de idade.
Heteronimia
Heteronímia designa o fenómeno da utilização de diferentes nomesque correspondem a personalidades diferentes, com biografia e estilo próprios, como uma visão de mundo específica.
O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa. Ele criou os heterónimos Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Também criou o semi-heterónimo Bernardo Soares.
Ricardo Reis: nascido no Porto em 19 de setembro de 1887 representa a vertente clássica ou neoclássica da criação de Fernando Pessoa. Sua linguagem é contida, disciplinada. Seus versos são, geralmente, curtos, tendendo à vernaculidade e ao formalismo.Algumas de suas obras são A Abelha, A Cada Qual, Acima da Verdade, entre outras.
Álvaro de Campos: nascido no Porto em 19 de setembro de 1887 é o lado "moderno" de Fernando Pessoa, caracterizado por uma vontade de conquista, por um amor à civilização e ao progresso, por uma linguagem de tom irreverente.Algumas de suas obras são O