Fernando Henrique Cardoso
Anos 60: Obra acadêmica
FHC possui uma bibliografia extensa, muito antes de ser eleito presidente, o sociólogo já tinha uma longa lista de livros publicados, iniciada na década de 1960, quando se dedicava a questões socioeconômicas e sobre desenvolvimento.
Côr e mobilidade social em Florianópolis, ano 1960
Homem e Sociedade: leituras básicas de sociologia geral, ano 1961
Capitalismo e escravidão no Brasil Meridional, ano 1962
No ano de 1964 dois anos após terminar a tese de doutorado sobre a escravidão, lança outro livro com o título: Empresário Industrial e Desenvolvimento Econômico no Brasil. Com a chegada da ditadura militar no Brasil, ele é exilado e se muda para o Chile, onde publica mais dois livros:
Cuestiones de soliología del desarrollo en América Latina, 1968 (Questões de sociologia de desenvolvimento na América Latina e
Mudanças sociais na América Latina, 1969.
Até então seus livros eram voltado para área acadêmica e não tinham grande repercussão. Nesse mesmo ano, (1969), ao lado de Enzo Faletto (sociólogo Chileno) lança seu primeiro livro de grande repercussão, com o título: Dependência e Desenvolvimento na América Latina.
Anos 70: Livros sobre política
A parir da década que seus livros passam a abordar mais o universo político, a publicação da Obra: América Latina: ensayos de interpretación sociológico-política, 1970, marcaria o fim do seu exilo no Chile.
De volta ao Brasil ele passa a participar mais ativamente da política.
O momento político do pais inspirou o ex-presidente, que até o final da década lançou mais oito livros.
Política e desenvolvimento em sociedades dependentes: ideologias do empresariado industrial argentino e brasileiro, 1971.
O modelo político brasileiro e outros ensaios,1972
Os partidos e as eleições no Brasil; São Paulo 1975: crescimento e pobreza; Autoritarismo e democratização, todo em 1975.
Amazônia: expansão do capitalismo, 1977.
Política & sociedade, 1979.
Primeira Obra: