Fenômenos ondulatórios
Magnetismo, um dos aspectos do eletromagnetismo, que é uma força fundamental da natureza que afeta os corpos carregados eletricamente. As forças magnéticas são produzidas pelo movimento de partículas carregadas, o que indica sua estreita relação com a eletricidade. O marco que une ambas as forças se denomina teoria eletromagnética (ver Radiação eletromagnética). A manifestação mais conhecida do magnetismo é a força de atração ou repulsão que atua entre os materiais magnéticos, como o ferro.
A unificação plena das teorias da eletricidade e do magnetismo se deve ao físico britânico James Clerk Maxwell, que predisse a existência de ondas eletromagnéticas e identificou a luz como um fenômeno eletromagnético.
Uma barra imantada ou um cabo que transporta corrente podem influenciar outros materiais magnéticos sem tocá-los fisicamente, porque os objetos magnéticos produzem um campo magnético que costuma ser representado por linhas de força. Esses campos agem sobre os materiais magnéticos e as partículas carregadas em movimento.
No fenômeno ondulatório a sua propagação no espaço, a onda propicia fenômenos que acontecem naturalmente e freqüentemente. O conhecimento dos fenômenos ondulatórios culminou em várias pesquisas de importantes cientistas, estes defendiam que a luz tinha características ondulatórias e não corpusculares como Isaac Newton acreditava, isso foi possível mediante a uma importante experiência feita por Young, a da "Dupla fenda", baseada no fenômeno de interferência e difração. (veja a figura Fig.1), inerente às ondas. Mais tarde, um outro cientista célebre chamado Heinrich Rudolf Hertz,runescape fotoelétrico que foi muito bem entendido e explicado pelo físico Albert Einstein, o que lhe rendeu o Nobel de Física. Essa contradição permitiu à luz ter caráter dualista, ou seja, ora se comporta como onda ora como partícula. Outro exemplo importante foi o de Gauss, no campo da óptica, com suas descobertas e teorias sobre a reflexão da