Fenômenos eletrostático
O que e a eletrostática?
Eletricidade estática é um fenômeno de acumulação de cargas elétricas em um corpo, seja ele condutor semicondutor ou Isolante. Essa eletricidade deve‐se ao fato de os átomos dos corpos apresentarem desequilíbrio quanto à sua neutralidade.
Eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda os comportamentos e as propriedades das cargas elétricas em repouso em um corpo que de alguma forma ficou eletricamente carregado, também denominado de eletrizado. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente.
Ex: mostrar experiência (isso ocorre por que no momento do atrito do plástico com o cabelo cria-se uma ddp (Diferença de Potencial Elétrico) no plástico, isto é, o plastico fica eletrizado, e isso faz com que ele atraia os pedacinhos de papel).
E isso pode ser chamado de indução eletrostático
O que e indução eletrostática
Chama-se indução eletrostática o fenômeno caracterizado pela mudança no posicionamento das cargas elétricas ou na orientação dos dipolos elétricos de um corpo, ocasionadas pela presença de um campo elétrico nas proximidades do respectivo corpo.
Como Surgiram os fenômenos eletrostáticos?
Esse fenômeno foi descoberto mais ou menos há 25 séculos, pelo filósofo grego Tales, da cidade de Mileto. Ele observou que o âmbar (pedaço de pedra amarela), depois de atritado, adquire a propriedade de atrair corpos leves. Essa observação de Tales permaneceu isolada.
Cerca de 2000 anos mais tarde o medico inglês W. Gilbert (1544 1603) fez observações sistemáticas de alguns fenômenos elétricos. Sua sistematização baseou-senas seguintes observações: vários outros corpos ao serem atritados se comportavam como o âmbar e a atração exercida por eles se manifestava sobre qualquer outro corpo. “Foi “Gilbert quem introduziu o termo eletrizado”, “eletrização” e eletricidade”, nomes